Orlando Duarte

Treinador da Federação Portuguesa de Futebol desde 1994, Orlando Duarte está intimamente ligado aos maiores feitos até agora alcançados pela Seleção Nacional de Futsal, a qual colocou no primeiro plano do Futsal Europeu e Mundial.

Como principal ‘cartão de visita’ do seu trabalho na FPF, Orlando Duarte apresenta a conquista do terceiro lugar no Campeonato do Mundo de 2000, disputado na Guatemala, mas pode orgulhar-se, também, de ter tornado a Seleção numa das formações com presença assídua nas grandes competições do calendário internacional.

Contando com várias vitórias nos torneios de apuramento para os Europeus e Mundiais, Orlando Duarte prepara, agora, a Seleção para a participação na fase final do próximo Campeonato da Europa de 2009/2010, depois das participações no Euro-2007 (realizado em Portugal), onde alcançou o quarto lugar, e no Mundial-2008 (Rio de Janeiro e Brasília), com a Equipa das Quinas a ficar-se pela primeira fase.

O prestígio do Seleccionador Nacional de Futsal ultrapassa fronteiras, sendo convidado frequente da FIFA - organismo do qual é instrutor, desde 2002 - para ministrar diversos cursos um pouco por todo o Mundo, mas com maior assiduidade nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e no Continente Europeu.

A sua carreira de técnico de clubes começou na época 1987/88, ao serviço do Atlético CP, onde permaneceu até 1991/92, período durante o qual conquistou dois títulos de Campeão Distrital da 1ª Divisão da AF Lisboa e sagrou-se, por duas vezes, vice-campeão, além de vencido uma Taça da mesma Associação.

Seguiram-se nove temporadas ao serviço do Sporting CP, onde alcançou o troféu de campeão Nacional da 1ª Divisão em cinco ocasiões e vice-campeão em outras três, garantindo ainda o título nos Distritais de Juniores ‘A’ em três temporadas. 

(Fonte: FPF)

 

 

 

 

 

Clique nas logomarcas e conheça nossos parceiros!